EnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish    
Turismo Serra da Estrela
 
 
 
  Recriação histórica do Cerco de Almeida Em destaque
 
 

 

Destaque criado em 2018-08-16 e lida 541 vezes
 

Recriação histórica do Cerco de Almeida

De 24 a 26 de Agosto, decorre em Almeida a anual recriação histórica do “Cerco de Almeida”, destacando-se as recriações históricas do ano 1810, um seminário internacional, um mercado oitocentista e animação de época.

 

Nos dias 24,25 e 26 de agosto, o município de Almeida volta a viajar no tempo, apostando em mais uma edição da recriação histórica do “Cerco de Almeida”, que tem como principal objetivo reconstituir os acontecimentos históricos ocorridos em 1810, altura da III invasão francesa ou Guerra Peninsular.

 

Esta reconstituição histórica é organizada pela Câmara Municipal de Almeida e pelo Grupo de Reconstituição Histórica do Município de Almeida e transporta os visitantes para os acontecimentos ocorridos em 1810 com a III invasão francesa que abordou o território nacional por Almeida.

 

A Fortaleza de Almeida constituía um sério obstáculo à progressão das tropas francesas, pois a sua estrutura era capaz de suportar um cerco prolongado.

 

O exército anglo-luso contava com o seu valor defensivo, pelo que a praça recebeu obras, reforços humanos e materiais para ganhar o tempo necessário no sentido de preparar as operações de defesa subsequentes, mas uma violentíssima explosão no seu paiol principal, a 26 de agosto de 1810, levou à sua capitulação.

 

As atividades que anualmente assinalam o cerco da antiga praça-forte de Almeida, construída nos séculos XVII e XVIII, atraem muitos visitantes nacionais e estrangeiros, nomeadamente espanhóis, ingleses, dinamarqueses, franceses, dos países de leste e do norte da Europa.

 

“O cerco de Almeida é uma marca consolidada. Vamos ter um fim de semana com muita gente para animar a economia local e a restauração da vila e também da região”, refere o responsável.

 

Saber mais

 

 

 

 

Comentários:

 
 
ADM Estrela promove mais uma edição da Astronomia no Verão

Durante o mês de agosto, a ADM Estrela organiza ações de observações astronómicas noturnas, a decorrer em várias localidades da região.

ver mais »

Festival da Cherovia regressa à Covilhã

Considerado o maior evento gastronómico das Beiras, o Festival da Cherovia, realiza-se entre os dias 20 e 23 de setembro, no Centro Histórico da cidade da Covilhã (Santa Maria).

ver mais »

ALPEDRINHA | Chocalhos - Festival dos Caminhos da Transumância

O "Chocalhos – Festival dos Caminhos da Transumância" celebra-se em Alpedrinha entre os dias 14 e 16 de Setembro. 

ver mais »

A [maior romaria das beiras] em Gouveia

A edição de 2018 das Festas do Senhor do Calvário em Gouveia apresenta um programa repleto de estrelas musicais e de eventos paralelos que levam milhares de pessoas a percorrer as ruas da cidade em busca de diversão, lazer, cultura, mas também adrenalina e sabores gastronómicos únicos.

ver mais »

As praias fluviais da região

Ao todo este verão estão classificadas 15 praias fluviais no distrito da Guarda. O concelho de Seia continua a ser aquele que tem mais zonas balneares. A época balnear decorre de 1 de julho a 31 de agosto.

ver mais »

  Quinta do Vale do Sanguinho

Quinta do Vale do Sanguinho (Seia)




Luna Hotel Dos Carqueijais

Luna Hotel Dos Carqueijais (Covilhã)




 

Restaurantes em destaque

 

Snack Bar & Marisqueira BA 101

Snack Bar & Marisqueira BA 101




Restaurante O MOINHO Snack/Bar

Restaurante O MOINHO Snack/Bar

 

 
 


© 2008-2018 Turismo da Serra da Estrela, Alojamentos, Restaurantes, Roteiros
 
  Clientes

 

Registar
Termos e condições de uso

Login

Ajuda

 

FAQ

Privacidade

Sobre nós

 

Sobre o Portal

Serviços

Como anunciar

Contacte-nos

 

Contactos