EnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish    
Turismo Serra da Estrela
 
 
 
  8 edição do Festival do Vinho e Douro Superior Em destaque
 
 

 

Destaque criado em 2019-04-09 e lida 1746 vezes
 

8 edição do Festival do Vinho e Douro Superior

De 17 a 19 de maio, o EXPOCÔA – Centro de Exposições de Vila Nova de Foz Côa acolhe o evento.

 

Início: 2019-05-17 14:00:00
Fim: 2019-05-19 23:00:00
Local do Evento: EXPOCÔA - Centro de Exposições de Vila Nova de Foz Côa
Entidade Promotora: Município de Vila Nova de Foz Côa | Publicação ‘Vinho Grandes Escolhas’
Mais Informações: https://www.cm-fozcoa.pt/

 

A palavra ‘Douro’ é quase certa em qualquer ocasião vínica pelo valor da cultura da vinha e do vinho, pelo seu património paisagístico e pela sua diversidade. Com o propósito de enaltecer a sub-região do Douro Superior no mapa vitivinícola do país, a cidade de Vila Nova de Foz Côa recebe, nos próximos dias 17, 18 e 19 de maio, a 8.ª edição do ‘Festival do Vinho do Douro Superior’ (FVDS), que volta a ter como palco principal o EXPOCÔA – Centro de Exposições de Vila Nova de Foz Côa. O evento é organizado pela Câmara Municipal de Foz Côa em parceria com a publicação ‘Vinho Grandes Escolhas’.

Diz o ditado que “primeiro estranha-se, depois entranha-se”. O Festival do Vinho do Douro Superior’ , estreado no final de 2012 como uma pequena feira regional, rapidamente passou a fazer parte do calendário dos grandes eventos vínicos do país, contribuindo decisivamente para a afirmação da identidade do Douro Superior.

 

De vários pontos do país, das ilhas e até do estrangeiro, são vários os enófilos que se repetem de ano para ano. Alguns já passaram de visitantes a “caras conhecidas” dos produtores, que ultrapassam as seis dezenas e que vêem o festival como um importante momento de divulgação dos seus vinhos (a altura do ano é propícia à apresentação de novidades). O Douro Superior brinda-nos, ano após ano, com vinhos do Porto, brancos e tintos de qualidade e características singulares, o que comprova a evolução da produção vínica nesta sub-região do Douro.

 

Para além de néctares com berço no Douro Superior, o certame é também uma mostra de produtos alimentares típicos da região, que abrange os concelhos de Vila Nova de Foz Côa, Carrazeda de Ansiães, Figueira de Castelo Rodrigo, Freixo de Espada à Cinta, Mêda, São João da Pesqueira, Torre de Moncorvo e Vila Flor. Falamos de azeite, queijos, enchidos, doces e compotas, mas também da amêndoa – rainha na região – e seus derivados. O ouro líquido será ainda alvo de uma Prova Comentada, sob a batuta do expert Francisco Pavão.

 

Há ainda um vasto programa de atividades, onde se destacam o colóquio, que este ano traz à discussão, na manhã de sábado, o tema “Foz Côa, ponto de convergência de todas as proximidades”; e três provas de vinhos – “Grandes tintos do Douro Superior” (dia 17), “Grandes brancos do Douro Superior” (dia 18) e “Vinho do Poeto” (dia 19) – comentadas, respetivamente, pelos jornalistas e críticos de vinho da Grandes Escolhas Fernando Melo, Valéria Zeferino e Luís Ramos Lopes, e muito disputadas.

 

No âmbito do festival volta a realizar-se o relevante ‘Concurso de Vinhos do Douro Superior’, aberto a todos os que produzam vinhos nesta sub-região nas categorias Douro (branco e tinto) e vinhos generosos, que queiram participar e estejam presentes na feira. A avaliação é efetuada por um painel de jurados bastante ecléctico, mas acima de tudo, bastante conhecedor e que junta jornalistas, bloggers especializados, representantes do comércio e outros líderes de opinião. Uma das características mais salientada neste concurso é a grande qualidade dos vinhos concorrentes já que, ao contrario do acontece na generalidade destas competições, aqui as grandes marcas e os vinhos mais prestigiados não deixam de marcar presença.

 

 

 

Comentários:

 
 
FIT regressa à Guarda entre 2 e 5 de Maio

A cidade da Guarda vai voltar a receber, entre 2 e 5 de maio, a FIT – Feira Internacional de Turismo, certame que, este ano, vai ser dedicado ao tema “Turismo de Interior”.

ver mais »

Mercado Medieval de Marialva 2019
Início: 2019-05-17 00:00:00
Fim: 2019-05-19 00:00:00
Entidade Promotora: Município da Mêda
Local do Evento: Mêda
Concelho:  Mêda
ver mais »

Feira Medieval de Pinhel 2019
Início: 2019-05-31 00:00:00
Fim: 2019-06-02 00:00:00
Entidade Promotora: Município de Pinhel
Concelho: Pinhel
ver mais »

Percurso de passadiços no distrito de Castelo Branco

Os Passadiços do Penedo Furado, que ligam a praia fluvial de Penedo Furado à zona de quedas de água das imediações, já abriram ao público no concelho de Vila de Rei, distrito de Castelo Branco.

ver mais »

Feira Medieval de Castelo Mendo 2019

Nos próximos dias 27 e 28 de Abril irá decorrer na Aldeia Histórica de Castelo Mendo, situada no concelho de Almeida, distrito da Guarda, mais uma edição da Feira Medieval.

ver mais »

  Quinta do Vale do Sanguinho

Quinta do Vale do Sanguinho (Seia)




Luna Hotel Serra da Estrela

Luna Hotel Serra da Estrela (Covilhã)




 

Restaurantes em destaque

 

Restaurante 'As Tilias' Churrasqueira

Restaurante 'As Tilias' Churrasqueira




Snack Bar & Marisqueira BA 101

Snack Bar & Marisqueira BA 101

 

 
 


© 2008-2019 Turismo da Serra da Estrela, Alojamentos, Restaurantes, Roteiros
 
  Clientes

 

Registar
Termos e condições de uso

Login

Ajuda

 

FAQ

Privacidade

Sobre nós

 

Sobre o Portal

Serviços

Como anunciar

Contacte-nos

 

Contactos